Monografias Prontas: Aprenda o que não fazer na sua monografia

Se você chegou ao final de seu curso de graduação ou especialização, então você está tendo que lidar com a execução de sua monografia. Esse trabalho geralmente recebe o nome de TCC ou TCG, Trabalho de conclusão de curso e Trabalho de Graduação, respectivamente.

Para você fazer esse trabalho da melhor maneira possível, vamos mostrar tudo o que não fazer na sua monografia. Mais do que mostrar o que deve ser feito, usar o contrário, ou seja, mostrar os erros e estratégias negativas que devem ser evitadas, é algo que o cérebro assimila com mais facilidade. Portanto, fique atento ao texto!

Considerações de ordem pessoal

Como um trabalho de caráter científico, uma coisa que não é se espera de encontrar e de ser lido na monografia são considerações de âmbito pessoal. Expressões do tipo “Eu acho..”, “Eu acredito…”, “Em minha opinião..”, “No meio entendimento..”, todas elas dão a entender que o que você está falando é algo da sua cabeça, e não fruto de trabalhos de pesquisa e análise e coleta de dados.

É muito importante que todos os resultados e principalmente o desenvolvimento seja feita de acordo com um método científico. Exprimir opiniões pessoais acerca dos resultados e dos experimentos não é algo a ser feito durante a monografia.

Outra coisa muito importante. Opiniões políticas e econômicas também não são bem vindas na monografia. Não é o foro adequado. Portanto, se atenha ao assunto da pesquisa!

Metodologia mal feita ou negligenciada

A metodologia de pesquisa é o que faz a monografia ser considerada um trabalho científico, e não um ensaio ou artigo de opinião. Por ser um item logo de início, que vem junto da introdução e não ser muito grande, muitos alunos acabam negligenciando a metodologia. Esse item é fundamental. Bons pesquisadores são aqueles que usam boas metodologias e as seguem de forma rigorosa.

Mesmo que os resultados da pesquisa não sejam aqueles que você esperava, se eles foram embasados em uma metodologia consistente, então eles têm validade científica da mesma forma.

Fazer uma grande revisão bibliográfica

Algo que se torna cada vez mais comum são monografias que não passam de uma enorme revisão bibliográfica. São trabalhos volumosos, com muito conteúdo, mas que são pobres em análises e conclusões relevantes. Ou seja, são trabalhos que consistem basicamente na compilação de outros autores. Ora, se a sua monografia é um compilado de vários autores consagrados, por que eu leria ela e não diretamente esses autores?

Afinal de contas, os autores de referência….já são referência. A monografia não pode ser um grande resumo de vários artigos e capítulos de livros. É preciso estipular objetivos e tecer análises e considerações.

Um bom trabalho de monografia é aquele em que a revisão bibliográfica é usada como base para fazer novos experimentos e análises. Trabalhos em que a revisão bibliográfica viram o tema em si da monografia não são interessantes do ponto de vista científico.

Conclusão

O que você achou desses pontos? Lembre-se deles quando for fazer a sua monografia. Aliás, lembre-se que estas são coisas que você não deve fazer. E boa sorte!