Monografias Prontas: Como definir a metodologia da monografia

A importância da Monografia não reside apenas em seu caráter científico. Se você já fez alguma pesquisa na internet sobre algum tema, com certeza você encontrou alguma monografia que foi de muito proveito para as suas necessidades. Mas além disso, esse é um trabalho acadêmico para fechamento do curso de graduação ou pós graduação. Assim, é fundamental acertar na hora de providenciar a sua para não ter problemas logo na etapa final do seu curso.

Neste artigo vamos falar de uma parte da monografia em especial: A metodologia. Essa etapa do trabalho define o método e a estratégia de pesquisa que será usada. É muito importante  pois é ela quem dá a validade científica e acadêmica para o trabalho.

O que é e onde está a metodologia

A metodologia deve preceder todo o desenvolvimento, análise e conclusão. Geralmente ela fica localizada logo na parte inicial do trabalho, junto com a introdução e objetivos. Cada instituição possui um formato específico e essa localização pode variar, mas é certo que além de estar presente no trabalho final a ser entregue à banca examinadora, deve estar localizada antes do desenvolvimento, pois ela nada mais é do que a explicação do método de trabalho que foi utilizado.

Como o próprio nome diz, a metodologia é a forma, o método como o estudante realizou a pesquisa e elaborou todo o conteúdo que está na monografia.

Como fazer a metodologia da monografia?

Para fazer a sua metodologia, você tem que ter dois pontos fundamentais em mente:

  • Quais são seus objetivos?
  • Qual a fonte de informações que vão servir de base para o trabalho?

Os objetivos são muito importantes pois na verdade, a metodologia nada mais é do que a resposta para como você vai alcançar os objetivos do trabalho. Os objetivos estabelecem uma problemática que vai ser pesquisada, e a metodologia estabelece a forma como essa problemática vai ser abordada. Alguns exemplos de metodologia, de forma muito simplificada são:

  • Entrevista com x pessoas e avaliação das respostas com métodos estatísticos;
  • Coleta de x amostras experimentais ao longo de um determinado tempo e dentro das condições y. Posterior análise química com classificação dos resultados;
  • Desenvolvimento de algoritmos e testes com parâmetros variando de x a y. Identificar e classificar os resultados;

Esses são exemplos de metodologias, ou seja, abordagens de como você vai fazer para responder aos objetivos do trabalho.

O segundo ponto diz respeito a como você vai embasar o seu trabalho. Isso diz respeito basicamente à artigos e livros que já são referência na sua área e que você vai usar de subsídio para fazer seus estudos. É importante que sua metodologia esteja alinhada com a metodologia usada por outros autores, além de ser uma forma de dar credibilidade à pesquisa.

Conclusão

A metodologia é muitas negligenciada pelos alunos, o que é um erro enorme. Trata-se do processo que dá credibilidade acadêmica ao trabalho, isto é, é a metodologia que diferencia o seu trabalho de um texto ou artigo de jornal por exemplo. Além disso, é uma exigência de toda monografia e a mesma deve ser feita com todo o cuidado e logo no início do projeto, e não no final. Esperamos que as dicas tenham sido proveitosas para você. Conte para nós a sua experiência nos comentários!