Tese de Doutorado: Definição e o que é

Tese de Doutorado: Você sabe o que é a definição e o que é doutorado? Se ainda não, saiba que a tese de doutorado é um assunto, ou seja, um tema ou um objeto estudado, sendo discutido e defendido por uma pessoa que já tem curso superior e passou por outras etapas acadêmicas antes de chegar até o doutorado.

Definição e o que é sobre Tese de Doutorado

Atualmente, muitas pessoas ainda confundem os temos monografia, dissertação e tese, além de não terem algum conhecimento sobre a definição e o que uma tese de doutorado.

No entanto, tais erros não são restringidos somente ao significado dos termos e muito menos às pessoas, que não possuem ligação com a área acadêmica. Dessa forma, pode-se dizer que a tese de doutorado é um trabalho acadêmico normalmente formulado por escolas superiores para ser defendido em público.

A tese é então defendida para um grupo de doutores para que se tenha a obtenção do título de doutorado, onde a tese é uma abordagem de um tema que foi resultado de uma pesquisa na área em que se situa, sendo elaborada através de uma metodologia específica.

Saiba mais sobre a definição e o que é a Tese de Doutorado

Em relação a definição e o que é a tese de doutorado, normalmente a pesquisa para a tese acadêmica pode ser tanto de campo, como teórica, documental, histórica, experimental ou filosófica.

Assim, é necessário colocar e propor soluções para um problema através da demonstração de hipóteses que são geralmente feitas com evidencias de fatos, os quais devem sempre obedecer um raciocínio lógico.

Com isso, a tese de doutorado deve sempre apresentar um progresso mais para área cientifica em que o aluno está situado, e consequentemente deve haver uma publicação do trabalho acadêmico.

Tese de Doutorado

O que é preciso conhecer sobre a Tese de Doutorado?

A tese de doutorado é conhecida como um tipo de representação consistente de determinado trabalho cientifico monográfico, onde se trata de uma abordagem de um único tema que normalmente exige uma pesquisa própria da área cientifica em que o aluno está situado.

Além disso, uma tese de doutorado deve realmente colocar e solucionar determinado problema por meio de hipóteses que são formuladas na evidência de fatos e também na coerência do raciocínio lógico.

É exigido ainda uma contribuição que seja suficientemente original a respeito sobre o tema pesquisado, onde deve-se representar um progresso na área científica em que se situa, procurando sempre crescer a ciência.

Por isso, qualquer que seja a técnica usada na pesquisa, a tese de doutorado tem a intenção de demonstrar argumentos e proporcionar uma contribuição nova relativa ao tema que está sendo abordado.

No entanto, na criação da tese nunca se deve pretender falar de tudo, ou seja, de todos os aspectos que são envolvidos pela problemática tratada, pois o caráter monográfico do trabalho é normalmente um significativo aval de sua qualidade e contribuição com o desenvolvimento científico da área.

Mas, o mais importante é sempre se atentar ao substancial da pesquisa, nunca perdendo em grandes retomadas históricas, ou seja, em repetições e contextos muito amplos, pois não se pode falar de tudo ao mesmo tempo em uma tese de doutorado.

Por isso, quanto a esses aspectos deve-se referir sempre citando fontes que são competentes, sem que haja necessidade de reproduzi-las a cada criação de novo trabalho visando o mesmo tema.

Pontos importantes para uma boa Tese de Doutorado

Com a ajuda de algumas informações e pontos importantes, é possível criar uma excelente tese de doutorado, e tais pontos são:

  1. É necessário escrever de forma concreta o problema, o qual deve ser sempre tratado com relevância, necessitando de uma solução com compromisso e concreta;
  2. Deve-se realizar a enumeração de todas as principais hipóteses sobre a tese, como por exemplo, a configuração dinâmica de todo o sistema, ou seja, realizar uma justificativa relevante por meio de citações de outras teses ou trabalhos, além de depoimentos de especialistas;
  3. É preciso sempre realizar a formalização ou pelo menos definir de maneira precisa todos os principais conceitos referentes ao assunto que está sendo tratado, onde se possível é importante usar algumas definições ou formalizações usadas em outros trabalhos;
  4. Deve-se sempre descrever de forma precisa todo o modelo do sistema e também as premissas sobre a infraestrutura necessária para a tese, mostrando justificativas das abstrações que são adotadas no modelo;
  5. É preciso apresentar uma solução proposta para o item 1, argumentando o porque ela é melhor que as outras que são encontradas na literatura;
  6. Você sempre deve procurar também descrever detalhadamente as partes implementadas, justificando o porquê não implementou determinadas partes;
  7. É importante sempre explicar quais serão os aspectos usados para a solução, ou seja, se eles foram avaliados, como por exemplo, a reutilização, flexibilidade, usabilidade, entre outros;
  8. Você sempre deve descrever e também justificar qual o método de avaliação, argumentando os testes realizados e avaliando os aspectos para a solução do item 7;
  9. É sempre importante descrever detalhadamente todos os parâmetros e também as configurações de cada experimento realizado, justificando o porquê você escolheu determinado valor;
  10. Quando possível, você deve procurar realizar uma comparação da solução diretamente com a solução de outros trabalhos que são relacionados ao seu, analisando quais os parâmetros dos testes que devem ser os mesmos, pois assim a comparação poderá ser válida;
  11. É sempre importante mostrar com bastante de rigor cientifico todos os resultados da sua avaliação, explicando o porquê elas comprovam, ou pelo menos indicar quais são os benefícios dessa solução;
  12. Além disso, é preciso ainda realizar a identificação de forma clara de todas as contribuições científicas ou tecnológicas, explicando de maneira que elas contribuíram com um avanço;
  13. Por fim, você deve procurar sempre apresentar as limitações da sua própria solução, isto é, o que não foi possível ser solucionado e o porquê, além ainda de realizar uma discussão como trabalhos futuros poderão ser abordados.

Portanto, conhecer a definição e saber o que uma tese de doutorado é de extrema importância em um trabalho acadêmico, pois será o documento que representará o resultado de um estudo.

Assim, o conhecimento da definição e saber sobre uma tese de doutorado é garantir o conhecimento que visa a obtenção do grau acadêmico de doutor, defendendo uma ideia, um método, uma descoberta e uma conclusão a partir de uma pesquisa científica.